O que você quer, exatamente?

Um bom exemplo é de uma época que poucos de nós nos lembramos, mas que já era cheia de QUEROS. Quando éramos bebês tentávamos dar o primeiro passo. Por sermos muito jovens, com até mesmo nosso cérebro em formação, não nos lembramos deste momento, mas, de alguma forma, sabemos que nossa mente não parava de disparar um comando que, se traduzido em palavras, poderia resultar em algo do tipo:
EU QUERO ANDAR! VAMOS, TIRE ESSA FRALDA DO CHÃO E LENVANTE-SE!

Claro que nós pensávamos de uma forma, digamos, um pouco mais pueril. Mas já tínhamos um QUERO muito forte em nossa mente, éramos determinados a lutar por este desejo, de nos erguer para o mundo. Vivíamos em uma zona de turbulência. Levantávamos e caíamos, em uma sequência de tentativas e erros que se prolongava por semanas, ou até mesmo meses. Um ciclo que nos levaria à excelência, com os resultados das tentativas, independente dos fracassos, as aprendizagens e a melhoria contínua.

Uma hora, eis que nos levantamos para o mundo. Meio desengonçados, é verdade. Mas eretos, imponentes. E, dali em diante, aqueles pezinhos poderiam nos levar até onde fôssemos capazes de sonhar. Nossa caminhada começou naquele exato instante. Literalmente. E tudo partiu de uma vontade, de um QUERO.

Desde o princípio vivemos querendo coisas. Então, aqui entre nós, o que você quer agora? É da resposta a essa pergunta que seus sonhos vão começar a ensaiar os primeiros passos.

A segunda coisa é saber o que você quer, exatamente. Especificar a sua meta, o seu QUERO. Isso ajuda, e muito, a atingir o seu objetivo. É muito mais fácil conquistar o que queremos se soubermos exatamente o que queremos. Pode parecer óbvio dizer isso. É óbvio apertar um interruptor e a luz acender. Entretanto, há algumas dezenas de anos atrás, não era tão obvio quanto nos parece hoje. Thomas Edison que o diga.

Então digamos que você queira dinheiro. Esta é uma meta positiva. O que é excelente. É muito mais forte do que uma meta como “não quero ficar sem dinheiro”. Uma meta positiva é sempre mais poderosa do que uma formulada no negativo. Começar com uma meta positiva é como iniciar com o pé direito.

Agora de nada adianta uma meta ser positiva e inespecífica. Muitos que querem dinheiro vivem frustrados. Por quê? Porque provavelmente já ganham dinheiro e não estão felizes. 1 real é dinheiro. 1 bilhão de reais é dinheiro. Se é dinheiro o que você quer, então quanto te faria feliz?

Note que mesmo quem quer dinheiro pode não querer bilhões. Eike Batista quer ser o homem mais rico do mundo. Mas tem gente que quer ter dinheiro pra comprar uma casinha, e isso basta para ser feliz. Não existe certo ou errado, muito ou pouco. Isso depende do ponto de vista de cada um. Se é dinheiro que você quer, quanto você quer?

Outro fator muito importante é o “quando”. O quanto e o quando são igualmente fundamentais. Ganhar 5 milhões de reais em uma semana é bem diferente do que em 20 anos. Colocar sua meta em uma linha do tempo é fundamental para traçar uma estratégia adequada para conquistá-la.

Após definir o quanto e o quando é muito importante pensar sobre as evidências do seu QUERO. Como você vai saber que conquistou a sua meta? Quando ver o dinheiro no extrato do banco? Quando comprar uma casa com este dinheiro? Aqui também aparece o óbvio. Mas, por incrível que pareça, muitas pessoas atingem suas metas e não se dão conta disso. Como consequência, acabam constantemente frustradas por simplesmente não saberem que realizaram seus sonhos.

Cada um tem uma vontade específica, um QUERO. Alguns não querem dinheiro de jeito nenhum, dão valor a outras coisas na vida. O importante é saber exatamente o que você quer, quanto você quer, quando você quer e como saber que conquistou o que quer. Portanto, especifique!

E claro, se sua meta é ganhar na loteria, você vai depender eternamente da sorte. Se quando você era bebê quisesse que, em vez de você, sua amiguinha andasse, de que adiantaria seus esforços? Dependeria só dela. Poderia até atingir sua meta, mas provavelmente ia esperar sentado. Quanto mais sua meta depender só de você, melhor.

Winston Churchill-by-William-Timym-1

Então, já tem sua meta, seu sonho, seu QUERO? Especificou? Ótimo!

Poste aqui nos comentários o que você quer. É uma forma de tirar o seu desejo do campo das ideias e jogá-lo no mundo. Fazer ele nascer mesmo. Assim, toda vez que você entrar aqui, vai se lembrar do seu sonho, do seu filhinho, e vai alimentá-lo diariamente com uma boa dose de motivação.

E, antes que eu me esqueça, QUERO desejar ótimas conquistas para você!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*