GOOGLE E BARCELONA: Qual a Lógica do Sucesso?

Existe uma Lógica do Sucesso comum no Google e F.C.Barcelona e, tenho me dedicado muito a estudar e compreender essa lógica porque estou convicta de que podemos ampliar nosso diferencial competitivo se usarmos essas estratégias nos esportes, negócios e na vida.

sucesso de uma pessoa é mais do que Talento e Competência. Quando um profissional é contratado, leva consigo o “Pacote Completo”: Talento, Competência, Perfil de Personalidade e Caráter. 

Lembro bem a cena do filme “Virando o Jogo”  (4´47″) quando o time da Liga Nacional resolve entrar em greve por melhores salários, até que a solução foi contratar um técnico aposentado (Gene Hackman) e formar uma nova equipe. Essa cena ilustra o que quero dizer com o Pacote Completo. O que fazer diante dessa situação?

A solução foi encontrada pelo Google e F.C.Barcelona e, se você se interessa por esse tema, preparei o artigo que compartilho com alegria porque está fundamentado nas melhores teorias e práticas sobre como podemos melhorar o desempenho e resultados a partir do desenvolvimento da Competência Emocional.

COMO FUNCIONA A LÓGICA DO SUCESSO?!?

1) Nossa “viagem” começa no GOOGLE…

Com a missão de levar a paz ao mundo por meio da disseminação da paz interna e compaixão, o engenheiro Chade-Meng Tan criou e testou o Programa “Busque dentro de você”, um Curso de Inteligência Emocional, realizado durante 7 semanas, 20h de duração, cujo conteúdo é ensinar a construir uma vida melhor dentro e fora do trabalho a partir da Autogestão = Foco de Atenção Seletiva, Autocontrole, Força de Vontade e Autodisciplina.

Para Meng, o Rendimento Profissional está diretamente relacionado à expansão pessoal e interpessoal e o caminho é aprender a criar padrões mais Inteligentes e Estratégicos na forma de Pensar, Sentir, Agir e Interagir (PSAI).

“O método não tem segredos: conhecer a si mesmo é a principal ferramenta para o desenvolvimento da inteligência emocional e o melhor aplicativo para isso está no treinamento mental da meditação”, destaca Meng.

Ele complementa: “os resultados mostram que  o cérebro reage ao treino meditativo remodelando sua atividade, a fim de alcançar um equilíbrio emocional maior e também é capaz de reorganizar a própria estrutura, fenômeno conhecido como neuro plasticidade.”

O programa criado, implementado e compartilhado por Meng pode ser resumido em um programa cientificamente comprovado para se alcançar uma mente extraordinariamente capaz a partir de práticas contemplativas para o sucesso na vida e no trabalho.

Daniel Goleman, Psicólogo PhD de Harvard, maior autoridade em Inteligência Emocional comenta: “muitos que fizeram o programa “Busque dentro de você” afirmam ser uma ‘experiência transformadora’ cujos principais benefícios estão no desenvolvimento do autocontrole, autoconfiança, motivação, empatia, criatividade, capacidade de criar condições de felicidade com humor, calma, clareza, produtividade e sociabilidade.”

A ótima notícia é que a Inteligência Emocional é um dos melhores indicadores de sucesso e satisfação na vida e pode ser aprendida por qualquer pessoa e isso terá um grande impacto no desempenho excelente, liderança diferenciada e na capacidade de criar condições de felicidade. Uhuuu!!!

De acordo com pesquisas, seis características diferenciam funcionários de alta produtividade no setor de tecnologia e as quatro primeiras, referem-se a Inteligência Emocional:

  1. Força motivadora e altos padrões de satisfação;
  2. Capacidade de influenciar;
  3. Iniciativa para assumir desafios;
  4. Autoconfiança;
  5. Raciocínio conceitual;
  6. Habilidade analítica.

Portanto, inteligencia emocional pode ajudar pessoas a viverem melhor e se destacarem no trabalho.

As 5 Dimensões da Inteligência Emocional são:

Quer AVALIAR como está sua Inteligência Emocional e a de seu Time?

A seguir, apresentamos a Roda das Competências da Inteligência Emocional com suas 5 dimensões e 25 comportamentos correspondentes. O exercício que propomos a seguir é simples e rápido. É só dar uma nota de “0 a 10” para cada um dos eixos referentes aos comportamentos apresentados, pontuando nas grades da roda. Ao final, quando unir os pontos, terá seu gráfico de Inteligência Emocional. Esse exercício também está disponível em planilha Excel, uma forma mais pratica de fazer a avaliação. O resultado é uma reflexão sobre os pontos favoráveis e aqueles em que você pode investir e melhorar, a partir das praticas que iremos sugerir na sequencia desse artigo.

O Programa do Google “Busque dentro de você” foi estruturado para trabalhar o desenvolvimento da Inteligência Emocional em 3 etapas:

O desenvolvimento da Inteligência Emocional  começa com a Plenitude, capacidade de focar a atenção de forma proposital, no momento presente e sem preconceito. Isso exige uma atenção estável, clara e não crítica. Apensar de muito simples, aprender a “ser” pode mudar nossas vidas.

Técnica 1: durante dois minutos por dia, podemos apreciar o fato de estarmos vivos e juntos, admirar apenas o SER – a coisa mais preciosa da vida. Essa experiencia diária é a base prática da Plenitude proposta por Meng nos Cursos Introdutórios do Google.

Técnica 2: para começar a experimentar a Plenitude a dica de Meng é voltar à atenção para a respiração durante dois minutos – percebendo que estamos respirando e prestando atenção em nossa respiração. A proposta é mudar o foco do “fazer” para o “ser”… apenas “ser”.

Prática da Meditação da Mente Plena é o método de desenvolvimento da Inteligência Emocional implementada no Google a partir do Treinamento Mental da Atenção e Autodescoberta.

“Atenção é tomar posse da mente de forma clara e vívida”, segundo William James, um dos fundadores da Psicologia Moderna:

Meta-Atenção é a capacidade de perceber que a atenção desviou e traze-la de volta. Esse é o Segredo da Concentração.

Modelo de Meditação da Mente Plena – Passo a Passo:

  1. Comece com a INTENÇÃO, motivo para aprofundar a plenitude, um propósito;
  2. PERCEBA SUA RESPIRAÇÃO com a mente calma e focada (foco na respiração);
  3. ATENÇÃO calma e focada;
  4. DISTRAÇÃO acontece quando começamos a ruminar ou nos preocupar. A reação costuma ser de autocritica mas, o importante é voltar o foco na respiração;
  5. Voltar ao FOCO DE ATENÇÃO NA RESPIRAÇÃO com a mente calma;
  6. Quando criamos ATITUDE DE BONDADE para nós mesmos, começamos a nos tornar melhores companheiros nossos e esse estado mental, impacta também nas relações que estabelecemos com os outros

Podemos MEDITAR em qualquer postura que quisermos. A melhor postura é a que nos mantem alertas e relaxados ao mesmo tempo. E a sugestão de tempo é que comecemos com o tempo que nos sentirmos confortáveis. Com a prática, podemos expandir para 40min de meditação diária até chegar ao estado de Meditação Ativo, onde conseguiremos a plenitude durante as atividades da vida cotidiana, obtendo valiosos resultados nas 4 áreas de realização: pessoal (saúde e bem estar), familiar, profissional e as relações como um todo.

“O presente mais valioso que podemos oferecer aos outros é nossa presença. Quando a plenitude envolve aqueles que amamos, eles se abrirão como flores” segundo Thich Nhat Hanh, monge budista.

2) A LÓGICA DO SUCESSO DO BARCELONA

O Fútbol Club Barcelona lançou em outubro/2016 o Projeto La Masia 360º  de acompanhamento dos Atletas que vai desde a chegada ao Clube, passando pelas categorias de base, profissional, esportistas consolidados até a transição de carreira dos veteranos.

O que é e a quem se dirige? 

É um projeto integrado à Estratégia do Clube que beneficiará 607 Atletas de 5 diferentes modalidades além das pessoas em seu entorno como treinadores, família, escola, staff, tutores e educadores emocionais.

O que fazem?

O Projeto Masia 360º é sinônimo de acompanhamento na formação esportiva, acadêmica e da personalidade. “Treinamos para a vida e para que adquiram as competências emocionais que serão de grande valia em todas as dimensões da vida”, destaca Carles Folguera, diretor do projeto.

Qual o foco do Projeto La Masia 360º ?

O foco central se encontra no desenvolvimento da COMPETÊNCIA EMOCIONAL que se caracteriza por um conjunto específico de habilidades pessoais e sociais:

O Barça acredita que o desempenho se sustenta no Talento, Personalidade e Caráter. Por isso, criou o Método La Masia 360º  voltado a formação de pessoas através do esporte.

“A finalidade do legado que o La Masia 360º quer proporcionar a todos os seus esportistas: é a melhora do talento para o êxito profissional e esportivo, além do crescimento humano para converter-se em uma grande pessoa – aquela que tem competências emocionais, que retroalimentam o talento e atitude de automotivação. Muitos estudos comprovam que o êxito depende 80% da inteligencia emocional. Estas pessoas emocionalmente competentes são as que demonstram autonomia emocional, coragem, assertividade, qualidade na tomada de decisão, respeito, liderança, serenidade, generosidade, fortaleza interior, e são capazes de ser íntegras e autênticas”, segundo Folguera.

Método Masia 360 pode ser resumido no gráfico a seguir:

  1. Profissionais chegam ao Barça com determinado nível de Talento, Personalidade e Caráter;
  2. Através do MétodoMasia 360º vai passar por um programa formativo e sistemático para ampliar suas competências e conquistar: Mais Talento, Êxito Profissional e se tornar uma Grande Pessoa através do desenvolvimento das Competências Emocionais: Autonomia, Valentia, Assertividade, Liderança, Integridade, Autenticidade, Tomada de Decisão, Respeito, Serenidade, Generosidade e, Conhecer o Clube, se Relacionar com a Imprensa, Finanças, Redes Sociais, Nutrição e Marketing.
  3. As ações foram projetadas de forma individualizada e coordenada considerando: Educação Emocional, DNA Barça e a criação de uma Rede de Acompanhamento e apoio aos esportistas;
  4. Atitude Barça é o resultado a ser alcançado e refere-se a soma dos Valores e Atitudes que formam a Personalidade

Para ilustrar a dimensão desse compromisso com o desenvolvimento do Talento, Personalidade e Caráter, compartilho a cena do jogo que marcou o emocionante jogo Barça 1×0 Japão, onde a equipe Catalã dá um show de Competência Emocional, uma verdadeira aula de Fair play como conta a reportagem do Globo (Ago/2016):

Garotos do time sub-12 do Barcelona dão lição de esportividade após vitória

Jogadores consolam adversários que choravam, numa bela demonstração de respeito.

Depois que o Barça venceu o time do Japão (1×0) no CT de La Masia no clube catalão, os jovens jogadores da casa se preocuparam em consolar os adversários com gestos e palavras de carinho para levantar o ânimo de todos em uma cena comovente, que dá lições aos profissionais sobre espírito esportivo.

Nesse momento, entendemos que a Lógica do Sucesso do Google e Barcelona se sustenta em bases sólidas de Desenvolvimento da Inteligencia Emocional um verdadeiro diferencial competitivo nos negócios, esportes e na vida!

Pense nisso!!!

Em nossos Cursos e Reuniões de Coaching de Excelência, trabalhamos a Inteligência Emocional como ponto de expansão pessoal, profissional e nos relacionamentos, saiba mais!

Fonte de pesquisa:
Busque Dentro de Você – Chade-Meng Tan, Ed. Novo Conceito, 2014
Projeto Mesia 360 aqui!
Foco – A Atenção e seu papel fundamental para o sucesso – Daniel Goleman, Ed. Objetiva, 2013
O Globo/Ago-2016 – reportagem!

13 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *