Como Michael Jordan praticava Autocoaching?

Considerado o melhor jogador de todos os tempos, Michael Jordan tem muito a nos ensinar sobre Autocoaching. Quando visitamos sua preciosa bibliografia, observamos claramente os pilares que utilizou para construir sua carreira de sucesso. E é sobre esses pilares que temos a oportunidade de aprender dicas valiosas para aplicar nos negócios, esportes e na vida.

“Domine os Fundamentos e seu Desempenho será sempre Constante”

Nesse artigo, selecionamos as 10 crenças poderosas que Jordan utilizou nas quadras e na vida e que ele compartilhou sabiamente em seu livro: “Nunca Deixe de Tentar”. Além de muita simplicidade, encontramos uma metodologia poderosa para quem quer aumentar a performance e resultados. Uma obra de muito valor que revela o segredo de um vencedor em suas reflexões:

1.    Como atingir a excelência? “Existe um jeito certo de fazer as coisas. Domine os fundamentos e seu desempenho será crescente”. Essa é uma lição simples e poderosa de como podemos incrementar nossa performance em diferentes áreas de realização. Por exemplo, se quisermos ser líderes melhores, é necessário compreender o que significa liderar e quais os “ingredientes” (recursos e competências) necessários para que sejamos líderes excelentes. Com esses indicadores, podemos avaliar os recursos e competências que já dispomos e aqueles que precisamos desenvolver – fontes de melhorias para a liderança.

2.    O que é sucesso? “Sucesso é a paz de espírito que vem da consciência de que você fez o maior esforço possível para se tornar o melhor dentro do seu potencial”, citando John Wooden, treinador de basquete.

3.    Qual o principal objetivo de um campeão? Meu principal objetivo era me tornar o melhor Michael Jordan, passo a passo. Sempre procurei estabelecer metas e, ao olhar para trás, pude ver como cada passo me levou a etapa seguinte.”

4.    O que é importante para atingir metas? Devemos ter em mente que há um “preço a ser pago”, um longo caminho a ser percorrido. O comprometimento com a equipe, demonstrado em ações diárias nos faz seguir em frente, continuar lutando e nos dedicando, mesmo diante de grandes dificuldades.”

5.    Qual a principal característica dos campeões? “A habilidade de manter o FOCO – capacidade de trabalhar duro em busca de objetivos, sabendo enfrentar as adversidades.”

6.    O que é humildade e qual sua importância? “Aprendi que um homem só tem o direito de olhar o outro de cima para baixo, quando o está ajudando a se levantar”, citando o escritor Gabriel Garcia Márquez.

7.    O que é o medo e como neutralizá-lo? “Não fico pensando nas consequências de errar porque quando pensamos nas consequências, imaginamos um resultado negativo. O medo é uma ilusão.”

8.    Qual a técnica para alcançar metas? “A todo instante procurava visualizar aonde queria chegar que tipo de jogador queria me tornar e, buscava manter o FOCO nessa direção.”

9.    Qual a técnica para construir autoconfiança? “À medida que alcançava minhas metas, os resultados iam se somando e eu ganhava confiança a cada conquista. Acredito que poderia ter aplicado esse método a qualquer coisa que tivesse escolhido fazer.”

10. O que fazer para ganhar? “Ser fiel ao talento que Deus nos deu, procurar aprimorar a nossa arte, nos comprometer em fazer sempre o melhor para ajudar o time a brilhar.”

Valeu? Até nosso próximo encontro!!! /\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\

Pesquisar, Estudar, Aprender, Executar, Melhorar e Compartilhar… Sempre!

Em nossos Cursos e Reuniões de Coaching, utilizamos os melhores fundamentos e praticas como guia para as ações se tornem cada vez mais estratégica, inteligentes e coordenadas, melhorando a performance e resultados nos negócios, esportes e na vida.

Olá! Sou Suzy Fleury e tenho como missão facilitar a melhoria de Performance e Resultado de LÍDERES, EQUIPES e ORGANIZAÇÕES (Empresariais-Esportivas) promovendo a Inteligência Cognitiva, a “Nova Lógica do Suce$$o”

sf@suzyfleury.com.br – +55 11 98383.1035

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *