Aprender a Pensar, Pense Nisso!

Nossa vida é construída a partir da soma das escolhas, decisões e ações que exercitamos diariamente e que podem ser consideradas – a parte que nos cabe de nosso futuro.

Portanto, Tomar Decisões passa a ser uma das principais funções executivas do cérebro, especialmente para quem pratica o exercício da liderança.

Por isso, precisamos aprender a educar nosso cérebro para que possamos fazer escolhas mais inteligentes, estratégicas e coordenadas e a ciência cognitiva (aprendizagem sobre nossa forma de pensar) nos oferece algumas técnicas poderosas e, uma em especial, é composta pelas seguintes etapas:

1) Diante das diferentes escolhas que se apresentam em nosso dia a dia, pare e pense: essa é uma decisão de baixo, médio ou alto impacto? Como por exemplo, tomo água ou café? Ou mudo de emprego ou fico aonde estou? Essas são questões de dimensões diferenciadas e quanto maior o impacto de nossas decisões, mais se faz necessário a utilização de técnicas cognitivas, como descrevo a seguir:

2) Estabeleça a meta a ser atingida em função da decisão a ser promovida;

3) Após essas primeiras reflexões, inicie a sequência de questões que contribuirão para que vc tenha mais consciência e aumente suas possibilidades de êxito:

-Considere as alternativas que tem;

-Analise as Vantagens e desvantagens de cada uma das opções:

-Prós e contras;

-Perdas e ganhos;

-O que de melhor, pior e o que é mais provável que aconteça se tomar determinada decisão (essa é uma das questões centrais para entender o quadro geral);

-Qual a probabilidade de sucesso;

-Quais as consequências diretas ou indiretas para as pessoas envolvidas e, o futuro delas.

Essa técnica é simples, muito poderosa, facilmente aprendida e pode se torna uma aliada em nosso dia a dia. Para torná-la um hábito, é preciso repeti-la por um período para que possa estar disponível em nossa memória. Por isso, lembre-se: o cérebro precisa ser educado para que possamos trocar as decisões impulsivas e inconsequentes oh decisões mais inteligentes, estratégica e coordenada.

👉Pense nisso🤔

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *